sexta-feira, 20 de março de 2009

PRATO DO DIA

CERCIpenela

Fundada em 1978, a CERCIpenela é uma Instituição que nos merece o maior respeito e admiração. Muito por força dos fins a que se destinou, ou que a destinaram, quando da sua fundação. Resolver a situação problemática de crianças e jovens com deficiência.

É essa Instituição de que fala o meu Prato desta edição. 

É a essa obra, criada em Penela por gente de Penela, que dedico a minha singela homenagem. 

Poucas pessoas haverá que não tenham presenciado, nas ruas da vila e em lugares diversos do nosso concelho, e até fora dele, um grupo de jovens e homens que, cumprindo religiosamente as normas de segurança no trabalho, “basculham” as calçadas das nossas ruas, largos e praças, para colher as pontas de cigarro e o lixo que, não raro e inadvertidamente, se atira para o chão. 

Este trabalho é fruto da formação ministrada aos menos dotados que a CERCI recebe, acarinha e forma. 

Esse trabalho e essa dedicação contribuíram para a atribuição, ao nosso concelho, do prémio referente ao concurso “Cidades Limpas” de Portugal. 

Foi nos anos 1999/2000 e 2001/2002. 

Temos em mão anotações que nos dão conta das pessoas que tiveram a feliz ideia de criar esta Instituição. 

São passados 31 anos. Tempo suficiente para mostrar o quanto foi importante a sua criação. 

Hoje, mais abrangente, intervindo também nos vizinhos concelhos de Ansião e Alvaiázere, tornou-se um símbolo e um exemplo a seguir. 

Por isso mesmo, o município de Penela decidiu atribuir-lhe a Medalha de Honra de Prata do Concelho de Penela que foi recebida em nome dos utentes, seus familiares e trabalhadores da instituição e também em nome daqueles que estiveram na criação da instituição.

Adriano Júlio

Sem comentários: