quinta-feira, 14 de maio de 2009

IV Olimpíadas de Biotecnologia

Quatro alunos da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó – pólo de Penela foram seleccionados para a final das IV Olimpíadas de Biotecnologia, que se realizaram dia 11 de Maio, na Escola Superior de Biotecnologia, no Porto. Organizada pela Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, esta foi uma iniciativa dirigida a alunos do Ensino Secundário que pretendeu promover o conhecimento e o interesse pela temática da Biotecnologia nas suas múltiplas vertentes, pelas actividades fora da comunidade escolar e pela utilização do método científico na resolução de problemas. O intercâmbio de ideias, assim como a confraternização entre alunos de diferentes comunidades e a interacção com professores fora do contexto lectivo, foram outros dos objectivos deste evento.
A final consistiu numa prova escrita de 30 minutos e numa prova oral, ambas realizadas na parte da manhã. De tarde, os alunos tiveram a oportunidade de participar em algumas actividades laboratoriais tais como a extracção de ADN de morangos e a análise de bactérias em água proveniente de uma ETAR, o que permitiu adquirir novos conhecimentos e fomentar o gosto pela biotecnologia, assim como reforçar os laços e promover o convívio entre os alunos das várias escolas.
Apesar de não terem conseguido bons resultados na final, os alunos da ETPSicó, Bétina Mendes, Cláudia Oliveira, Joana Simões e Gonçalo Calças, consideraram a experiência frutífera e dizem-se satisfeitos pois, de entre 900 participantes, conseguiram chegar aos 41 apurados da final, o que, segundo eles, “foi já uma vitória”.

Sem comentários: