quinta-feira, 6 de maio de 2010

Editorial

Vai Tudo!

Sou do União desde pequenino. O "Uniãozinho", como era carinhosamente tratado por alguns adeptos mais emotivos. Ou o Clube da Cidade, como outros fizeram questão de lhe chamar aquando da participação na 1.ª Divisão Nacional, em 72/73, também como forma de "dar asas" à rivalidade então existente com a Associação Académica de Coimbra (recorde-se que a Briosa desceu de divisão precisamente no ano em que o União subiu). Foi na caminhada vitoriosa que guindou o clube da Cruz de Santiago ao mais alto patamar do futebol português que surgiu o slogan "Vai Tudo", que quando tocava a rebate reunia centenas de unionistas, com fervor clubista, em torno do emblema azul e vermelho. O União era, então, uma colectividade com alma, com alegria, com entusiasmo, com actividade, com vitórias. Com adeptos! É essa, afinal, a essência de um clube...
Esta introdução para estabelecer um paralelo com o actual Clube Desportivo e Recreativo Penelense, liderado por João Carlos Horta. Porque é, igualmente, um clube com todas aquelas características, bem expressas na simbiose perfeita entre os adeptos e a principal equipa de futebol. É certo que as vitórias tendem para essa harmonia; é certo, também, e há que dizê-lo, que se trabalhou (e bem) para esse objectivo.
Para chegar à Final e erguer o troféu, como fez em 1994, o Penelense tem forçosamente de vencer a meia-final que vai disputar em Coimbra. Os adeptos sabem-no. Importa, por isso, e porque são realmente o "décimo segundo jogador", que não deixem o apoio para o jogo... seguinte. Além de importante, o carinho que dispensam ao emblema penelense é inteiramente merecido: merece a actual Direcção, pelo trabalho fantástico que está a realizar em prol do clube e das gerações vindouras; merece o (jovem) grupo de trabalho às ordens do treinador Jorge Duarte; merece Penela!
Vai Tudo!

António José Ferreira

1 comentário:

A.P.A.E.I.D.P.PENELA disse...

Deixo aqui a minha gratidão pelas palavras de atenção e carinho que gentilmente escreveu, comparando o Penelense com um grande da nossa capital de distrito,que infelizmente está em vias de nos deixar.
Esperamos que esta atual Direcção alcance todos os feitos alcançados por esse grande clube que nos comparou.
Abraço