terça-feira, 26 de outubro de 2010

A propósito do Metro Mondego

Comunicado do PS Miranda do Corvo


A situação do Metro Mondego foi debatida na última reunião da Comissão Política Concelhia do PS de Miranda do Corvo, realizada no dia 22 de Outubro. Em consonância com outras moções já previamente apresentadas e votadas pelo PS em anteriores Assembleias Municipais, foi aprovada a seguinte tomada de posição.
O Metro Mondego constitui um elemento determinante para o desenvolvimento dos municípios de Miranda do Corvo, Coimbra e Lousã. A sua concretização, ao contribuir para a melhoria das acessibilidades, irá viabilizar novas actividades económicas, geradoras de maior riqueza e bem-estar social, e promover o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos.
As obras actualmente em curso visam a substituição de um sistema que estava a funcionar há mais de um século, não podendo, por isso, ser encaradas como uma qualquer obra nova que pode ser suspensa e adiada, mesmo que por motivos de força maior. Está em causa um serviço que afecta diariamente a vida de milhares de cidadãos, do qual não podem ficar privados por tempo indeterminado.
Os acontecimentos dos últimos meses e a recente intenção de “preparar uma solução de extinção e integração da Metro Mondego na REFER que salvaguarde o seu objecto social”, prevista no relatório da proposta de Orçamento de Estado, constituem motivos de grande apreensão quanto ao futuro do projecto.
Tendo em conta que a REFER está vocacionada para a gestão de infraestruturas ferroviárias, não se compreende como poderá esta vir a salvaguardar no futuro a promoção do objecto social da Metro Mondego e assegurar a gestão e exploração do sistema.
A partir do momento em que se iniciaram as obras e foi destruída a linha existente, já em pleno cenário de crise, o Estado assumiu perante os cidadãos um compromisso que deve honrar. O Estado tem de ser uma entidade que assegure confiança, não podendo faltar à palavra dada, sob pena de perder a credibilidade.
O PS Miranda do Corvo está certo de que será possível continuar com o projecto tal como está planeado, mesmo que tal exija o sacrifício de outros investimentos a nível nacional que não causem tão importantes transtornos financeiros, económicos, sociais e ambientais.
Assim, tendo em conta o absolutamente excepcional interesse estratégico do projecto e os avassaladores prejuízos que a sua suspensão acarretaria, o PS Miranda reivindica que o Governo, em conjunto com os Municípios envolvidos, adopte uma solução adequada, credível e que não atrase ainda mais o projecto.


Concelhia do PS Miranda do Corvo

Sem comentários: