quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Editorial

Participe!

O país vai parar na próxima quarta-feira. Marcada por ambas as centrais sindicais, a Greve Geral recolheu adesão de diversos sectores e classes profissionais e promete vir a constituir um protesto de dimensões gigantescas, há muito não visto no nosso país. Os portugueses, mormente aqueles que vivem exclusivamente do seu trabalho, estão cansados e revoltados com o actual estado de coisas. A par dos cortes e sacrifícios, gradual e insistentemente impostos, que parecem penalizar sempre os mesmos e “engordar” os mesmos de sempre, sucedem-se notícias que dão conta de casos gritantes de má gestão de dinheiros públicos, que deviam ser utilizados para benefício de todos nós. Temos aqui bem perto um monumental exemplo, que como tantos outros penaliza as populações que deveriam ser beneficiadas com investimentos bem feitos e bem planeados e, assim, ao invés, lhes retira a qualidade de vida que deviam potenciar.
A Sociedade Metro Mondego foi constituída em Maio de 1996, tendo por objecto a exploração, em regime de concessão atribuída pelo Estado, de um sistema de metro ligeiro de superfície nas áreas dos municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã. Hoje, mais de 14 anos depois (?!?), numa altura em que o tradicional comboio já não circula na Linha da Lousã, uma das mais concorridas da ferrovia portuguesa, o projecto está em risco de ficar em “águas de bacalhau”. Sem dinheiro para continuar a investir, o Governo fala em alternativas. Que poderão passar, pasme-se, pelo alcatroamento da linha e serviço de transporte em minibus. Pasme-se! Catorze anos e uns bons milhões de euros depois…

O Fórum de Desenvolvimento Económico trouxe a Penela diversos especialistas, cada um com a sua visão e com o seu contributo. A edição deste ano, com convidados renomados e bem sucedidos nas respectivas áreas de intervenção, traduziu-se em diversas reflexões tendentes ao crescimento e ao desenvolvimento e vincou a atitude necessária face à(s) crise(s). E Penela é, inegavelmente, como atestam os projectos em curso no concelho, um bom exemplo de inconformismo de um pequeno território trilhando caminhos sustentados rumo ao futuro.

O nosso jornal lança hoje os Prémios Região do Castelo 2010. O êxito do ano passado, bem expresso na participação dos leitores e na Gala onde os troféus foram entregues, tornou inevitável a repetição da iniciativa, que visa sobretudo promover e divulgar, além de premiar, tudo o que se vai fazendo no concelho de Penela nas áreas de Desporto e Cultura/Associativismo.
Apesar de muito cuidada, a nossa escolha de candidatos tem sempre o seu “quê” de subjectiva. Estão representados, se não os melhores, aqueles que mais se destacaram (e mostraram) ao longo do ano.
Participe!

António José Ferreira

Sem comentários: