terça-feira, 1 de maio de 2012

Aluno de Penela na final nacional

Eduardo Silva

Eduardo Silva, aluno do Curso de Técnico de Análise Laboratorial do pólo de Penela da ETP Sicó, é o finalista apurado, na categoria sénior, para representar o distrito de Coimbra na final nacional que se realiza em Lisboa, nos dias 4, 5 e 6 de maio, na modalidade “Ambiente à Prova”. Em prova vão estar cerca de 80 participantes de todo o país.
Eduardo Silva obteve a nota de 36 com o seu projeto, cujo tema central é a “ÁGUA”, focando principalmente as ameaças globais, a conservação da natureza, estilos de vida, poluição ambiental, poluição como realidade local e nacional e recursos naturais.
Sempre com o pensamento no Ambiente, Eduardo Silva tem a motivação em alta para esta final, esperando representar condignamente a ETP Sicó e o distrito de Coimbra. Essa convicção foi expressa pelo aluno em conversa com o Região do Castelo

Região do Castelo (RC) - Em que principais pressupostos e preocupações assentou a elaboração do seu projeto?
Eduardo Silva (ES) - Na realidade não foi difícil a elaboração deste projeto. Basicamente passei para o papel as minhas ideias, tendo o cuidado de olhar de um modo geral para os problemas ambientais que o nosso planeta infelizmente enfrenta e daí dei largas à minha imaginação acerca do tema. No caso desta prova, que me possibilitou o acesso à final, consegui prolongar-me salientando o assunto que considero e considerei mais fundamental no que diz respeito às desvantagens que o turismo traz para os recifes de coral, assim como medidas que se deveriam implementar para prolongar a vida destas "rochas vivas" que, mais tarde, e em condições favoráveis se podem tornar numa ilha. 

RC - Como perspetiva a sua participação na final? Que novas preocupações (com o ambiente) vai levar a concurso?
ES - Perspetivas e expetativas estão sem dúvida elevadas com a participação nesta final. Claro que, como já referi, do que depender de mim darei o meu melhor. Todos os que me conhecem sabem que sou pessoa de ideias fixas e que considera que quando lutamos por algo que nos poderá trazer melhorias devemos fazer tudo para as alcançar. Por outro lado, e sendo muito sincero, temo um pouco a final, talvez por ser a primeira vez que vou estar num momento como este! Quanto a preocupações com o ambiente que irei levar a concurso serão imensas. Neste caso acho que é um tema tão abrangente e que se pode desenvolver tanta coisa, o que me ajuda sempre na aquisição de ainda mais conhecimentos acerca do ambiente, assim como perigos enfrentados por ele, cuidados e preocupações que deveremos ter. 

RC - Afirmou que entende a participação na final como "uma oportunidade"? Significa que, no futuro, pretende colocar os conhecimentos adquiridos ao serviço do ambiente? 
ES - Claro que é uma grande oportunidade para mim assim como para os restantes jovens que irão estar presentes nesta final. Há três anos, quando "saí" de casa para ir estudar para a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - pólo de Penela, jamais me imaginaria numa atividade deste tipo, muito menos alcançar um lugar como alcancei, que certamente muitos desejavam, mas sempre sabendo que iria fazer grandes amizades e que iria ser um local que deixa muitas boas recordações! Sempre, desde que me lembro, fui uma pessoa muito preocupada no que toca à reciclagem, poupar água... enfim posso-me considerar um amigo do ambiente, talvez devido a ter nascido numa época já precária no que toca a assuntos relacionados com o meio ambiente. Não consigo prever o futuro, mas conhecendo-me como me conheço, os meus bons hábitos de preservação do ambiente irão continuar com certeza, por isso acho que posso afirmar que sim, irei aplicar os conhecimentos adquiridos ao serviço do ambiente.

NOTA: recebemos entretanto a informação de que a final nacional, inicialmente marcada para 4, 5 e 6 de maio, foi adiada para data a designar, sendo previsível que se realize mais para o final do ano letivo. Mantemos a publicação da entrevista do aluno Eduardo Silva e daremos entretanto informação relativa à nova data. 

Sem comentários: