quinta-feira, 2 de maio de 2013

XII Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal

Foi assim o VIII Capítulo, em 2009, também em Ansião

A Confraria do Queijo Rabaçal realiza, dia 4 de maio, em Ansião, o XII Capítulo da sua história. É mais uma jornada de promoção dos produtos endógenos das “Terras de Sicó” e uma homenagem às queijeiras desse produto tão genuíno e único produzido pelos rebanhos, essencialmente familiares, que pastoreiam nos nossos campos. São essas pessoas, na sua simplicidade campestre que, ao celebrar este XII Capítulo, a Confraria do Queijo Rabaçal, tal qual Eça de Queiroz na “Cidade e as Serras”, pretende homenagear.
Falo da mulher que nas “Terras de Sicó” é pastora e é queijeira! Sai de madrugada com o gado para o pasto onde volta à tarde com regresso marcado muitas vezes no escuro da noite, sem se esquecer de fazer ao final da manhã o tal queijinho, que o escritor na época compara ao Camembert francês mas que, para quem conhece hoje um e outro, não tem dificuldades de escolher! O tamanho e o número de queijos diários, esses dependem do mês, do pasto e do número de cabeças que compõem o rebanho familiar que em 80% é a forma de organização e que agarrado aos ventos da história perdura neste território agreste das “Terras de Sicó”, com a marca indelével do costume, do hábito e da tradição! Seis, dez, doze … aqui e ali vinte ovelhas e cabras é o típico rebanho familiar do Queijo Rabaçal, complemento alimentar e económico da nossa família rural!
A Confraria do Queijo Rabaçal que defende e promove os valores de cultura, da gastronomia e da nossa história quer também ela ser uma voz afirmativa mas incómoda e reivindicativa, face a um mundo rural que precisa de ser mais valorizado. Queremos estar aí, na consciencialização dos atores – os privados, o Poder Local e o Governo. A dinâmica do municipalismo e do intermunicipalismo é vital para o desenvolvimento rural das “Terras de Sicó” e para gerar uma nova cultura de fazer!
No próximo dia 4 de maio, Ansião terá a marca da interculturalidade que as confrarias vindas de muitos pontos do País trazem até nós. É dia de festa!.. E que melhor festa pode haver do que revivermos, promovermos e divulgarmos os nossos valores?!
O Grão Mestre Chanceler
Fernando dos Santos Antunes

---

PROGRAMA

09h00 – Programa “Terra a Terra – TSF”
10h00 – Receção aos Confrades na Praça do Município em Ansião
10h30 – Prova de produtos endógenos das “Terras de Sicó”
11h00 – Bênção das Insígnias dos novos confrades na Igreja Matriz
11h30 – Sessão Solene do XII Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, nos Paços do Concelho.
12h45 – Foto de família e desfile das Confrarias no centro histórico de Ansião
13h30 – Convívio Gastronómico com pratos e produtos das “Terras de Sicó”
Animação. Entrega de lembranças às Confrarias presentes. Encerramento

Sem comentários: