quinta-feira, 6 de junho de 2013

Chícharo promove Alvaiázere

O Município de Alvaiázere dinamiza, entre os dias 7 a 10 de junho, o evento Alvaiázere - Capital do Chícharo, que integra a 33ª FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato) e o 11.º Festival Gastronómico do Chícharo. Em entrevista ao nosso jornal, o presidente da Câmara, Paulo Morgado, salienta que a iniciativa pretende “promover e divulgar o território do concelho de Alvaiázere, permitindo dar a conhecer à região e ao país, as suas potencialidades, a sua identidade e cultura diferenciadora”. De acordo com o autarca, o chícharo “surge como um produto âncora diferenciador, que está já a permitir que o concelho se afirme enquanto destino turístico”, acrescentando que “através desta leguminosa, queremos afirmar a marca “Alvaiázere – Capital do Chícharo”. Em conclusão, este evento visa potenciar a divulgação e o desenvolvimento do concelho de Alvaiázere, pelo que assenta num cartaz diversificado de atividades


Região do Castelo (RC) – Mais uma vez a Câmara Municipal vai promover o evento Alvaiázere - Capital do Chícharo. Quais os objetivos deste certame?
Paulo Morgado (PM) – O evento “Alvaiázere – Capital do Chícharo” pretende promover e divulgar o território do concelho de Alvaiázere, permitindo dar a conhecer à região e ao país, as suas potencialidades, a sua identidade e cultura diferenciadora. Este certame congrega dois eventos: a FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato), que vai para a sua 33.ª edição, e o Festival Gastronómico do Chícharo, que perfará 11 edições. Este modelo, adotado já em 2012, por ter sido, claramente, uma aposta ganha, vai voltar a ser repetido neste ano. Conseguimos, desta forma, ganhar escala e rentabilizar os recursos.

RC – Que novidades destaca na edição deste ano?
PM – Quem visitar Alvaiázere, entre os próximos dias 7 e 10 de junho, vai poder encontrar, mais uma vez, uma oferta gastronómica de excelência. Não querendo revelar muito, posso desvendar que neste ano o nosso tradicional mercado de produtos endógenos e de artesanato vai funcionar em moldes um pouco diferentes do ano anterior. Devo ainda destacar a oferta musical, com grupos de enormíssima qualidade, em português, e com entradas totalmente gratuitas. Assim, no dia de abertura, teremos o concerto de Sebastião Antunes, na Casa Municipal da Cultura. Na noite de 8 de junho, vai atuar JP Simões, “O Salto” e os “Azeitonas”, e no domingo, dia 9, os concertos dos “Uxu Kalhus” e dos “Anaquim”. Em todos os dias do certame está garantida, com toda a certeza, muita festa e animação! Para além dos já habituais passeios equestres, de tratores e de clássicos, nesta edição teremos, pela primeira vez, uma romaria e procissão a cavalo, em honra de Nossa Senhora da Memória, que esperamos que traga dezenas de cavaleiros a Alvaiázere. No domingo, dia 9, devo assinalar a realização de uma magnífica corrida de touros, que trará a Alvaiázere, mais uma vez, os cavaleiros Joaquim Bastinhas e o seu filho Marcos Tenório. Sendo este um festival, também gastronómico, referir as tasquinhas que vão funcionar durante no certame, dinamizadas por associações do concelho, e que vão fazer do chícharo rei. Muita animação, produtos de excelência e uma ótima mesa, é o que quem visitar o “Alvaiázere – Capital do Chícharo”, vai com certeza encontrar!

RC – Considera que existem boas expetativas, designadamente de participantes, iniciativas e afluência do público?
PM – Pese embora o facto de na última edição a afluência de pessoas ter excedido as nossas expetativas, mesmo considerando a conjuntura atual, estamos a trabalhar para, neste ano, trazermos a Alvaiázere mais público do que em 2012. Efetivamente, estamos a fazer um grande investimento em publicidade e divulgação do “Alvaiázere – Capital do Chícharo”, e tivemos a preocupação de desenhar um programa eclético e diversificado, que seja atrativo para um leque abrangente de pessoas. Contudo, tão importante como divulgar, é tudo fazer para não defraudar as expetativas que geramos nas pessoas. Por isso, o objetivo da organização é o de possibilitar a todos os que nos visitem, experiências e momentos únicos, que os façam querer sempre regressar ao nosso concelho.

RC – A 33ª Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato (FAFIPA) e o 11º Festival Gastronómico do Chícharo são iniciativas que contribuem para o desenvolvimento concelhio. Na sua opinião, são apostas ganhas e para dinamizar cada vez mais?
PM – A organização do “Alvaiázere – Capital do Chícharo” é uma componente importante da estratégia de marketing territorial seguida pelo município, que pretende afirmar o concelho enquanto destino turístico. Pela exposição mediática que o evento tem tido, e pela adesão de pessoas na edição do ano transato, podemos dizer, sem margem para dúvidas, que não só o modelo adotado deve continuar, como o investimento associado permite retorno.

RC – Qual a importância do chícharo para o Concelho de Alvaiázere?

PM – O chícharo surge, assim, como um produto âncora diferenciador, que está já a permitir que o concelho se afirme enquanto destino turístico. Através desta leguminosa, queremos afirmar a marca “Alvaiázere – Capital do Chícharo” como o elemento identitário da cultura e do nosso património. As caraterísticas do chícharo guardam, em si mesmas, o caráter dos Alvaiazerenses e dizem muito do que é a nossa riqueza gastronómica e cultural. Por isso, logicamente que a organização de um certame baseado neste produto da nossa terra é, indubitavelmente, uma forma de promoção e desenvolvimento deste território. Termino, agradecendo ao Jornal “Região do Castelo” a oportunidade que me foi concedida para divulgar e promover o “Alvaiázere – Capital do Chícharo”, desafiando os leitores a visitarem o nosso concelho entre os dias 7 a 10 de junho.

Sem comentários: