terça-feira, 9 de julho de 2013

Obrigado, Dr. Mário Nunes!

Em 2008 comuniquei-lhe a intenção de lançar o nosso Região do Castelo. Recebeu-me na Casa da Cultura, em Coimbra – era então vereador com essa pasta, no executivo de Carlos Encarnação. Expliquei-lhe as linhas do projeto, falámos do concelho, da importância dos jornais, e desde logo recebi palavras de incentivo. Não o notei muito convencido do êxito do Região do Castelo, no entanto, certamente conhecedor, pela sua experiência, das dificuldades de implantação de um jornal local num pequeno concelho como Penela. E como tinha razão! Não foi tarefa fácil chegar a esta 106.ª edição. Sabemos que nos reconhecia a persistência.
Ficou a porta aberta, acedendo ao convite logo ali formulado, para ser nosso colunista de opinião. O que só viria a verificar-se em outubro de 2011. Pelo meio, com a frontalidade que o caracterizava, a expressão de um lamento em resposta à nossa frequente insistência: o Região do Castelo falava pouco do Espinhal. Crítica que aceitámos. Afinal que mal tem defender-se o que é nosso e mais gostamos?
Explicámos que essa lacuna se verificava unicamente por termos uma estrutura pequena e que não nos permitia acorrer a todo o concelho da forma como desejaríamos. Explicação que também aceitou. Aumentámos a “cobertura”, não só em relação ao Espinhal mas a todas as outras freguesias, melhoria que o próprio Dr. Mário Nunes reconhecia no seu primeiro artigo, publicado na edição n.º 74: “Há alguns meses que notamos uma mudança e a aproximação ao contexto que preconizamos. Nesse sentido, ‘esquecemos’ o descanso (escrevemos uma vez por mês) e queremos contribuir para que, através deste veículo de comunicação, a mensagem que produzimos beneficie o concelho e a região, como um todo homogéneo, e proporcione a valorização das suas gentes e, também, a nossa, pelo que idealizamos, investigamos e redigimos para os leitores. Pensamos escrever, frequentemente, sobre o nosso concelho”. No mesmo artigo dedicou palavras ao nosso jornal, que muito agradecemos e nos dão forças rumo ao futuro: “E se comunicar é, também, fazer felizes os outros, o quinzenário Região do Castelo é o mensageiro que transporta, na diversidade cultural das suas páginas e que chegam aos cidadãos que o leem, os valores intrínsecos da cultura que lhes vai proporcionar serem mais felizes”.
Hoje publicamos o seu último artigo mensal, periodicidade que religiosamente cumpria. Um texto revelador do seu rigor, na documentação, na investigação e na escrita.
Seria provavelmente o próximo homenageado pelo nosso jornal, em 2014 – ficou assim alinhavado numa primeira abordagem que lhe fizemos e o convite seria lançado ainda este ano. Todos aqueles que o admiravam, espinhalenses, penelenses e não só, não deixarão de lhe prestar essa merecida homenagem, entre outras formas através da leitura dos seus livros e artigos.
A equipa de trabalho do jornal Região do Castelo endereça as mais sentidas condolências a toda a família enlutada, muito particularmente à esposa Maria de Lurdes e aos filhos Inês Leonor e Mário Afonso.
Obrigado, Dr. Mário Nunes!

António José Ferreira

Sem comentários: